Coleta de amostras do Projeto INCT – Biodiversidade do Solo, em áreas de cultivo de café, pastagem e mata nativa, de fazendas produtoras da região Sudoeste da Bahia. Pesquisadores da UFBA, UESB e UFLA

De 1 e 6 de julho, o grupo de pesquisa da Profa Dra. Patrícia Lopes Leal, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), recebeu a visita das pesquisadoras Dra. Kênia Aparecida dos Santos Mateus e da M.Sc. Isabela Alberico Sousa, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As pesquisadoras da UFLA são parceiras do Projeto INCT/CNPq/Fapemig/Capes – Biodiversidade do Solo, coordenado pela Profa. Dra. Fatima Maria de Souza Moreira. Juntamente com discentes de graduação e pós-graduação do grupo de pesquisa local, elas realizaram uma amostragem de solo para estudo da diversidade de Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs) e da macrofauna, com foco em formigas, em áreas cultivadas com café, pastagem e mata nativa, de fazendas produtoras da região Sudoeste da Bahia.
Durante a visita, os grupos de pesquisa trocaram conhecimentos e experiências, demonstrando e aplicando metodologias específicas de suas áreas. Essa parceria interinstitucional é fundamental e promete avanços científicos e biotecnológicos significativos.
Os resultados contribuirão para um maior conhecimento sobre a diversidade de FMAs e da macrofauna do solo na região, que é a principal produtora de café da Bahia, e auxiliarão no desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis e na conservação dos recursos naturais.