Ir direto para menu de acessibilidade.

3-CHAMADA FAPEMIG 12/2023. REDES ESTRUTURANTES, DE PESQUISA CIENTÍFICA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Instituições executoras: 

Universidade Federal de Lavras – UFLA (Departamentos: DCS, DBI, DEN, DFP, DCF,  DEG, DQI, DCA,   DEC)

UEMG, Embrapa e Fapemig


Objetivos gerais: 

Ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade de importantes grupos funcionais de organismos do solo e suas interrelações com vegetação e atributos edáficos, além de práticas de manejo, nos Dominios Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga do estado de Minas Gerais. Serão analisados os padrões de diversidade e estrutura da vegetação, levantamentos pedológicos e caracterização físico-química do solo estudos  diversos sobre alguns grupos funcionais visando ao desenvolvimento de produtos biotecnológicos. A proposta visa também a difusão do uso de estirpes selecionadas na produção agrícola do estado de Minas Gerais, além de obter recursos genéticos das regiões e, portanto, adaptados a estas condições. Assim, a formação desta rede contribuirá para o conhecimento da biodiversidade em nosso estado, proverá subsídios para políticas públicas de conservação de ecossistemas, fortalecerá o processo de desenvolvimento de produtos biotecnológicos, visando o aumento da produção vegetal e da popularização da ciência.


 Objetivos específicos:

  1. Caracterização ambiental, incluindo o solo (por levantamentos pedológicos em campo) e os sistemas de uso da terra (por sensoriamento remoto).
  2. Inventário e avaliação da diversidade de plantas e de organismos do solo, incluindo microbiomas,  em áreas de café  (biomas Cerrado e Mata Atlântica) e plantios de bananeira (Caatinga) e de vegetação natural nos domínios dos três biomas de Minas Gerais.
  3. Identificação de estirpes e/ou espécies como indicadoras de qualidade do solo e do ambiente e avaliação/validação de indicadores biológicos de qualidade do solo em café e sua relação com indicadores de fertilidade e físicos.
  4. Isolamento, identificação e seleção de estirpes e/ou espécies com potencial biotecnológico.
  5. Identificação de práticas de manejo sustentável e replicável para conservação da diversidade de plantas e de organismos do solo no estado de Minas Gerais.
  6. Testes demonstrativos da eficiência de estirpes de microrganismos solubilizadores de fosfato e fixadores de N2, selecionados em projetos anteriores (incluindo o CAG RED 00330-16)  em áreas de agricultores.
  7. Construir biorreatores de baixo custo para produção ¨on farm¨de inoculantes contendo bactérias promotoras de crescimento vegetal
  8. Transferência de informações e difusão de tecnologias para o produtor rural e entre as Instituições envolvidas sobre o manejo conservacionista da diversidade de plantas e de organismos do solo de um modo sustentável e eficiente.